Além de ser surpreendido pela perna do roedor em sua sopa de legumes, Howie ainda foi vítima do deboche dos funcionários do 'Olive Garden', restaurante onde o caso aconteceu. "Não servimos carne em nosso minestrone", afirmou um deles ao ouvir a reclamação do homem.
Howie relatou, em entrevista à Fox, que sentiu algo furar sua boca enquanto comia, como uma agulha, e por isso decidiu cuspir.
— Eu engasguei e quase me sufoquei. Quando percebi, meu estômago embrulhou e vomitei no meio do restaurante —, dividiu.
O homem guardou o pé de rato como prova e chamou a polícia no local do incidente. Nos registros policiais, consta que a pata do animal "parecia estar mastigada". Howie procurou atendimento médico após a chegada dos agentes de polícia.
O tratamento após o acidente consistiu em reforçar a vacina contra tétano e usar antibióticos, porém, Howie disse ainda sentir um gosto ruim em sua boca ao pensar na situação e ter ficado traumatizado pela situação.
—A ideia de ir a um restaurante agora parece revoltante —, completou o homem.
Os advogados do homem disseram ainda que, após o incidente, o cliente sofreu com insônia, dificuldade para comer, vômitos, diarreia e sintomas ligados à depressão. Mesmo meses depois do ocorrido, Howie ainda tem dificuldade em comer carne.
O restaurante permanece fechado desde o ocorrido, mas se manifestou diante das acusações. Os responsáveis pela rede alegam que foi feita uma inspeção no local após a denúncia e não foram encontradas evidências de que ratos vivessem no restaurante.